Requisitos de participação para bolsas de estudos no ensino superior

Todo programa do governo é necessário alguns requisitos para poder participar e o ProUni inscrição não é diferente. Podem participar os estudantes brasileiros que atendam a pelo menos a uma das condições a seguir:

1. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  2. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  3. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente e, escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  4. Possuir alguma deficiência;
  5. Ser professor da rede pública de ensino.

O processo de seleção do Prouni funciona por duas fases, o processo regular e o processo de ocupação das bolsas remanescentes. No processo regular só poderá se candidatar ao programa o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado e tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do exame e tenha uma nota acima de zero na redação.

Pois os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, que são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

Inscrição para o Prouni

Por ano são realizados dois processos seletivos do ProUNI, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre, em ambos as inscrições são gratuitas e efetuadas pela internet através da página do programa.

Ao realizar sua inscrição Prouni 2022, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, em alguns cursos são exigidos requisitos específicos para matricula, por isso é necessário bastante atenção ao escolher dentre as opções de curso no momento da inscrição para o Prouni, pois caso a matricula não seja possível em função da falta de compatibilidades com os requisitos, o candidato perderá o direito a bolsa.

É possível está tentando participar do ProUni em dois semestres do ano, caso não consiga no primeiro semestre há uma oportunidade no próximo. Para realizar sua inscrição para o Prouni 2019 você terá que seguir alguns passos citados logo abaixo:

Passo 01. Acesse o site do ProUni através do endereço: www.siteprouni.mec.gov.br;

Passo 02. Será necessário informar apenas o CPF, o número de inscrição do Enem do ano correspondente e a senha do mesmo;

Passo 03. Caso não se recorde da senha ou número de inscrição você poderá recuperar através da página do Enem;

Passo 04. Após esse processo, será disponibilizado as universidades disponíveis e cada curso, basta você escolher o que for do seu interesse de participar da seleção;

Passo 05. O candidato poderá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis.

Depois de fazer a escolha da modalidade de bolsa, instituição e os cursos sendo encerrado as inscrições, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo considerada pelo programa a média aritmética das redações e de conhecimentos gerais, daí será gerada a listagem dos estudantes pré-selecionados em cada curso relacionado a cada instituição.

Com o resultado da primeira chamada sendo divulgado os estudantes que foram pré-selecionados deverão comparecer as instituições com a posse dos documentos que forem solicitados na sua ficha.

Quem não for selecionado logo na primeira instancia terá a segunda chamada logo após o processo desse primeiro ser finalizado. Ao final dessas duas etapas o candidato não selecionado em nenhuma delas poderá optar por participar da lista de espera do Prouni.

Conclusão

São mais de 1 milhão de pessoas sendo beneficiadas nesses últimos anos, e nos próximos anos estima-se que esse número irá aumentar. E isso pode significar bastante para o Brasil, pois através do ProUni ocorre o aumento da quantidade de pessoas com ensino superior, sendo assim existirá mais pessoas com qualificação no país. Isso além de gerar qualidade de serviço faz com que o Brasil seja visto como mais desenvolvido, através do número de pessoas escolarizadas.

O programa continua beneficiando inúmeras pessoas e como vimos participar do processo seletivo de inscrição ProUni não é difícil, mas para conseguir uma bolsa é bastante concorrido e para isso é preciso se preparar o quanto antes para obter uma nota razoável e conseguir a vaga no curso de sua preferência.

Esperamos ter ajudado você através desse artigo tirando dúvidas sobre a inscrição para o ProUni 2019, caso ficou alguma dúvida pendente, pode deixar no comentário que assim que possível iremos te dá um retorno. Boa Sorte!