Vantagens e desvantagens de pagar impostos à vista ou parcelado

Início de ano é difícil para todo mundo. Depois de aproveitar as festas de natal e réveillon é hora de pagar as contas de tudo que foi gasto, além de ter que pagar uma série de impostos que chegam neste período, como o IPVA que já está disponível para pagamento em todos os estados.

O IPVA 2022 São Paulo pode ser pago à vista ou parcelado em até 3 vezes. Claro que o pagamento da cota única é mais vantajoso, pois além de você ficar livre de uma vez por todas de mais uma despesa, contará com um bom desconto!

E até quem tem dinheiro na poupança ou outro tipo de aplicação deve fazer as contas, pois o desconto oferecido para quem efetuar o pagamento do IPVA à vista é bem superior do que qualquer rendimento pode oferecer atualmente, então avalie bem o que você irá ganhar em sua aplicação e o desconto do IPVA 2022 oferecido em seu estado para você poder definir o que é mais vantajoso.

Acontece que muitas pessoas não fizeram planejamento dos gastos e agora com as contas acumuladas enfrenta grande dificuldade para manter os pagamentos em dia. E se este é o seu caso, a melhor coisa a se fazer é organizar-se o quanto antes, para não complicar ainda mais a situação.

Pagar o IPVA 2022 à vista, sem dúvida alguma é melhor, mas esta não é uma regra geral, cada caso deve ser analisado separadamente. Se você tem o controle de suas contas e está com os pagamentos em dia e tem condições de pagar o IPVA 2022 à vista, então é melhor optar por esta forma de pagamento e garantir o desconto oferecido.

Porém, quem tem várias contas a serem pagas, é melhor parcelar o IPVA, assim irá poder contar com uma quantia a mais para socorrer as outras despesas.

“Planejar” é a palavra chave para tomar a decisão certa! Anote tudo que você terá que pagar em janeiro e também nos próximos meses. Se perceber que o valor das contas supera a sua renda, então é melhor ligar o sinal de alerta. Com o parcelamento do IPVA, sobre um pouco mais e assim você poderá ter de onde tirar dinheiro para socorrer outras contas que precisam ser pagas urgentemente.