Chances de participar de programas educacionais do Governo Federal

Conheçam neste artigo quais são os Requisitos Sisu 2024 e obtenha informações sobre o Sistema de Seleção Unificada, como regras, datas, inscrições e resultados.

O Sisu, criado pelo – Ministério da Educação é o sistema totalmente informatizado que seleciona estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Atualmente praticamente todas as vagas das Universidades e Institutos Federais e Estaduais são distribuídas através do Sisu, visto que são exceções as instituições que não aderiram ao sistema.

Pelo pouco que apresentamos acima já se torna bem clara a importância deste sistema aos estudantes brasileiros que almejam estudar nas melhores e mais renomadas instituições do país, e de graça.

Vamos apresentar a partir de agora o que um estudante que deseja realizar a inscrição Sisu 2024 precisa ter e/ou fazer, apresentando as regras e requisitos estabelecidos pelo edital.

Requisitos Sisu

Só pode se inscrever no sistema o estudante que participa do último Exame Nacional do Ensino Médio realizado. Neste caso, para poder participar do Sisu 2024 será necessário fazer as provas do Enem 2024, que será aplicado em todo o país no final de outubro.

Além de simplesmente participar do Enem, é preciso obter nota diferente de zero na redação, que é aplicada no segundo dia de provas, no domingo. Aqueles que zerarem a redação não poderão sequer acessar a página de inscrições do Sisu 2024 (Veja passo a passo como se inscrever).

Apesar de que é preciso apenas não zerar a redação do Enem para poder participar do Sisu, lembramos que é preciso obter uma média pelo menos razoável no exame para ter chances de classificação dentro do número de vagas de cada curso/instituição. As notas de corte vão variar de acordo com cada curso (Conheçam quais são os Cursos do Sisu 2024).

Cotas e Documentos para Matrícula

Em 2012 foi aprovada a Lei de Cotas, que estabelece que parte das vagas em instituições públicas de ensino superior deve ser reservada a estudantes cotistas, que são aqueles que cursaram o ensino médio na rede pública.

A partir de 2024 pelo menos 50% das vagas devem ser reservadas, de acordo com a lei. Portanto, no ato da inscrição, o candidato encontrará várias opções para se inscrever (Saibam tudo sobre as Cotas do Sisu 2024).

Porém, o candidato que se inscrever para uma destas vagas reservadas deverá comprovar as condições informadas mediante apresentação de documentos que podem ser solicitados, a critério de cada IES – Instituição de Ensino Superior.

O candidato que se inscrever para uma vaga de cotas e não comprovar a condição de cotista poderá perder o direito à vaga.

Deixe um comentário