Valor e parcelas do seguro desemprego

O Seguro Desemprego 2022 é um importante programa criado para beneficiar aqueles que foram demitidos sem justa causa, para que assim, enquanto essas pessoas não conseguem outro emprego possam sobreviver de forma digna e correta. Para saber tudo sobre o Seguro Desemprego 2022 basta continuar conosco!

Seguro Desemprego 2022

O Governo Federal juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego, criou o Seguro Desemprego 2022! Este é um benefício concedido aos trabalhadores que perderam seu emprego sem justa causa. Ou seja, para aqueles que foram demitidos de surpresa e que no momento estão sem nenhum emprego.

Esse Seguro Desemprego, é a forma que o Governo Federal criou para que esses trabalhadores dispensados possam ter uma segurança financeira enquanto estão desempregados.

No entanto, para que essas pessoas tenham direito a esse auxílio, existem algumas regras a serem seguidas. Caso esse trabalhador não se encaixe nos critérios impostos, não terá acesso ao Seguro Desemprego 2022!

Quem direito ao Seguro Desemprego 2022?

Assim como já mencionamos neste post, para ter direito ao Seguro Desemprego 2022 a principal requisito que o trabalhador precisa preencher é ter sido demitido sem justa causa.

Mas além disso, há outros critérios para dar entrada neste benefício. A seguir, confira todos eles:

• Trabalhadores que foram resgatados de situação similar a escravidão;
  • Trabalhador doméstico e formal, que foi dispensado sem uma justa causa;
  • Pescador que não trabalha durante o período de defeso;
  • Trabalhador que teve seu contrato suspenso por participar de curso de qualificação profissional.

É importante lembrar que, mesmo o trabalhador que esteja dando entrada no Seguro Desemprego, poderá continuar recebendo o seu PIS 2022. Para isso é necessário estar de acordo com os requisitos de ambos os benefícios.

Valor do Seguro Desemprego 2022

O valor do Seguro Desemprego 2022 não é fixo. Para que o trabalhador consiga saber qual o valor que irá receber deste benefício, o mesmo deverá realizar um cálculo bem simples.

Confira abaixo:

Parcelas do Seguro Desemprego 2022

Este benefício pode ser recebido em parcelas, sendo que para cada solicitação há um número de parcelas definido dependendo dos anos que o empregado tiver de atividade na mesma empresa. Sendo que em geral:

• Empregado receberá 4 parcelas se tiver trabalhado na empresa por 6 a 11 meses;
  • Empregado receberá 4 parcelas se tiver trabalhado na empresa por 12 a 23 meses;
  • Empregado receberá 5 parcelas se tiver trabalhado na empresa por 24 meses

Consultar Seguro Desemprego 2022

Através da consulta Seguro Desemprego 2022, o trabalhador poderá conferir todas as informações referentes a este benefício. Conferir suas parcelas, bem como os valores de cada uma e a data de pagamento dessas mesmas.

Este procedimento é feito de forma única: Pela internet! No entanto, é bem simples de ser realizado.

Abaixo, confira como:

• Acesse o site do Portal Cidadão;
  • Nesta página, informe:
    – Número do PIS/PASEP;
  • Digite a sua senha de Internet do portal;
  • Selecione a opção “Não sou um Robô”, depois clique em “Ok” e tenha acesso à todas as informações necessárias.

Novas Regras do Seguro Desemprego 2022

Afim de cortas várias despesas e tornar este benefício ainda mais seguro (sendo destinado às pessoas que realmente necessitam do programa), o Governo Federal implantou novas regras para o Seguro Desemprego 2022.

De forma resumida, confira quais são elas:

• Agendamento prévio para a solicitação do Seguro Desemprego
  • Pedidos realizados pela primeira vez poderão ser feitos após comprovação do trabalhador do exercício de atividade remuneratória pelo prazo mínimo de 12 meses
  • Os pedidos do benefício realizados pela segunda vez são concedidos para quem trabalhou pelo menos 9 meses
  • Poderão solicitar o beneficio pela terceira vez aqueles que trabalharam pelo período mínimo de 6 meses.