IPVA Atrasado: Como pagar, Consequências e Parcelamento

Algumas pessoas por determinada razão acabam deixando o IPVA atrasado. No entanto, estes cidadãos que estão passando por esta situação precisam se informar. No artigo, vamos trazer todos os detalhes do que fazer quando estiver com o IPVA atrasado. Confira nossas orientações a seguir.

Todos os anos o cidadão precisa efetuar o pagamento do IPVA. Entretanto, o valor é modificado. Para ficar por dentro, confira todos os detalhes no artigo abaixo.

Sobre o IPVA

O IPVA é um imposto que incide nos proprietários de veículos. Todos os anos são necessários efetuar o seu pagamento.

O Imposto de Propriedade de Veículos Autos Automotores (IPVA) em dia permite que os motoristas possam circular com o seu veículo pelas ruas.

A sua receita é dividida entre o Estado (50 %) e o Município (50 %), portanto o valor fica destinado para financiamento dos serviços básicos da população, como saúde, educação, segurança, transporte e entre outros.

IPVA atrasado

Com o atraso do pagamento do IPVA isto pode gerar encargos e impostos sobre o valor atualizado.

Inclusive o cidadão pode perder os descontos que são concedidas caso seja feio o pagamento dentro do prazo.

Inclusive o atraso também faz com que o veículo fique irregular e seja proibida a sua circulação em qualquer rodovia da cidade ou país.

Deste modo os condutores que desrespeitarem o código de trânsito e circularem com o IPVA atrasado pode:

  • Sujeitos à apreensão do veículo e multa gravíssima no valor de R$ 293,00, com perda de sete pontos na carteira, se o mesmo for abordado em situação irregular.

Como pagar o IPVA atrasado

Caso você tenha perdido o prazo do pagamento do imposto, é preciso tomar algumas providencias para se regularizar.

Confira a seguir quais procedências você deve tomar:

  • Inicialmente é preciso entrar no site do DETRAN do seu estado e fazer a consulta das pendências do seu veículo;
  • Em seguida o usuário também vai conseguir fazer a emissão da guia de pagamento do IPVA atrasado pela a internet.
  • Com a guia atualizada com os juros, o usuário vai ter um novo prazo de pagamento.

Este boleto também pode ser solicitado por meio do código RENAVAM nos canais de atendimento:

  • Guichê do caixa;
  • Autoatendimento;
  • Internet;
  • Débito Agendado;
  • Casas Lotéricas;
  • Rede Banco 24 horas.

Lembrando que com o novo boleto, basta efetuar o pagamento em Internet banking, agência bancária física ou nas Casas Lotéricas.

Parcelamento do IPVA atrasado

O usuário também pode realizar o parcelamento do débito do IPVA pela internet. Neste caso basta ele ir ao DETRAN do seu estado e escolher a opção “IPVA – Parcelamento”.

Em seguida basta seguir as instruções para parcelamento pela internet.

Depois será gerado o primeiro boleto de pagamento. Inclusive as outras parcelas também podem ser emitidas no mesmo portal, basta informar o número do RENAVAM e o código de segurança.

Lembrando que o usuário deve acompanhar as informações do seu estado para verificar se estão disponíveis as condições do parcelamento com atraso, pois isto, pode variar de cada estado.

Consequências do Imposto IPVA vencido

O atraso do pagamento pode gerar algumas consequências ao contribuinte, como os juros e as multas com correção monetária.

Inclusive este atraso gera prejuízo, pois é possível que seja acrescido moratórios de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

Quem tem a Isenção do Imposto IPVA?

Existem os casos na qual o condutor está isento do pagamento são:

  • Deficiente físico condutor ou não;
  • O deficiente visual não condutor;
  • O deficiente mental (severo ou profundo);
  • Autista não condutor;
  • Veículos de entidade filantrópica;
  • Embaixada e consulado;
  • De condutor profissional autônomo ou taxista;
  • De valor histórico;
  • Roubado;
  • Furtado ou extorquido;
  • Sinistrados com perda total;
  • De leilão feito pelo poder público;
  • Pedidos a autarquias e fundações públicas estaduais;
  • Entre outros.

Para este direito é preciso que a solicitação seja feita na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) do local onde o deficiente reside.

No geral são pedidos documentos de laudo médico emitido por prestador de serviço público ou privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda é preciso entrar no site da SEF do estado onde a isenção vai ser solicitada para verificar os demais documentos.

Contatos para mais informações

Caso o usuário ainda possua dúvidas sobre o IPVA atrasado o indicado é entrar em contato o DETRAN ou Secretaria de Fazenda do seu estado.

Veja o telefone do Dataprev e tire todas as suas dúvidas

O telefone Dataprev está disponível para todos os cidadão resolverem algumas questões que envolvem o seu benefício. Nesse telefone você pode agendar serviços, tirar todas as suas dúvidas e ainda fazer reclamações. Se você ainda não conhece o Dataprev telefone, fique atento as nossas informações logo abaixo.

Saiba mais sobre o Dataprev

Antes de mostrarmos mais detalhes sobre o telefone Dataprev, vamos conhecer mais de perto o Dataprev ou o Instituto Nacional do Seguro Social. Ele é um órgão do Governo Federal que tem vínculos com o Ministério da Economia.

Esse órgão é o responsável em receber a contribuição de todos os trabalhadores brasileiros, e também de fazer o pagamentos de benefícios como a aposentadoria, pensão por morte, auxilio doença ou auxilio acidente.

Telefone Dataprev

O telefone Dataprev foi criado com o objetivo de ajudar os cidadãos brasileiros, a resolverem algumas questões sem sair de casa. Isso porque ele disponibiliza diversos serviços, que antes só era possível resolver, indo pessoalmente até uma unidade do Dataprev.

Por esse motivo, o telefone veio em boa hora e está ajudando muitas pessoas que não podem sair de suas casas, devido a problemas de saúde. Veja a seguir alguns serviços disponíveis através do telefone!

Serviços disponíveis Telefone Dataprev

Por meio de uma ligação no telefone Dataprev, qualquer cidadão pode acessar vários serviços oferecidos pelo órgão. Veja a seguir quais os serviços podem ser resolvidos sem sair de casa, apenas com uma ligação.

Os serviços do telefone do Dataprev são:

  • Agendamento para a solicitação de Aposentadoria;
  • Agendamento para marcação de perícia;
  • Agendamentos diversos;
  • Atualização de dados pessoais e de contato;
  • Consultar perícia já agendada;
  • Consulta a tabela INSS 2020;
  • Consulta de extrato de benefícios;
  • Resultados de solicitações;
  • Solicitação de informações sobre o benefício;
  • Consulta de Benefício INSS 2020;
  • Solicitar informações úteis, sobre os mais variados serviços realizados pela Previdência Social;
  • Entre outros serviços.

Agendamento Telefone Dataprev

Algumas solicitações de benefícios, e alguns outros serviços, são resolvidos apenas nas unidades físicas do Dataprev. Por isso será necessário ir pessoalmente, até uma unidade do Dataprev.

Porém antes de ir, é importante fazer o agendamento do serviço através do telefone Dataprev. Ligue na Central de Atendimento do Dataprev e faça o seu agendamento de serviços. A atendente fará o agendamento para você.

Documentos necessários para atendimento

Na hora em que você fizer a ligação para o telefone Dataprev, será solicitado alguns documentos pessoais. Para facilitar o atendimento, tenha os documentos já em mãos.

Os documentos solicitados, normalmente serão:

  • Nome completo do beneficiário;
  • CPF;
  • Número do benefício;
  • A data de nascimento da pessoa beneficiada;
  • E alguns dados pessoas como RG, CPF e etc.

Número do Telefone Dataprev

Você deve estar curioso para saber qual é o número telefone Dataprev.

Para garantir o acesso a informação de forma rápida, essa Central trabalha diariamente e está pronta para atende-lo. O interessante é que todas as ligações, podem ser feitas de telefones públicos, ou fixos de forma gratuita.

Apenas para as ligações feitas de celulares, é que é cobrado apenas uma tarifa de custo de uma ligação local.

Veja a seguir as informações sobre o contato com o Dataprev:

  • Telefone: 0800 081 5899
  • Perguntas frequentes: entre aqui;
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07h às 19h.

Lembrando que vamos estar sempre atualizando as informações para você sobre o telefone Dataprev, aqui no post. Não perca!

Cadastro Antecipado de Matrículas para Escolas Públicas no Guarujá

As escolas públicas de Guarujá estão realizando o cadastro para as matrículas antecipadas de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Abertas até o próximo dia 30, as inscrições têm por finalidade atender quem está fora da escola ou deseja ingressar na rede pública de ensino. Pais e responsáveis dos alunos que estão fora da rede devem procurar a unidade mais próxima de sua casa até este dia.

Os interessados devem procurar qualquer unidade escolar próxima a sua residência, levando histórico escolar ou declaração de transferência, documento de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência. O cadastro para a matrícula antecipada é válido para crianças a partir de 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2011.

Sabe-se que na maioria dos casos o nível de ensino da escola privada é melhor que a pública, no entanto, muitas pessoas não conseguem arcar com os custos, sendo assim, foi criado o programa Educa Mais Brasil, que oferece bolsas de estudos nessas instituições.

As inscrições no Educa+ podem ser realizadas durante o ano todo, assim, quando você se sentir mais preparado poderá fazer parte do programa, para isso, basta se enquadrar nos requisitos e informar seus dados de forma correta.

Aqueles que já estudam em escolas públicas serão rearticulados automaticamente. Os alunos matriculados no Ensino Infantil da rede municipal também terão suas vagas garantidas em escolas públicas do Município e receberão a informação sobre a escola de destino na própria unidade que estudam.

O programa de Matrícula Antecipada segue orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ao todo, 645 municípios do Estado realizarão esta importante ferramenta de planejamento. O método possibilitará uma melhor organização no atendimento dos alunos ingressantes, garantindo que o estudante seja encaminhado à escola mais próxima de sua casa, além de evitar filas nas portas das escolas no início do ano letivo.

Posso Concluir meu Ensino Médio com o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é utilizado para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos durante o período do Ensino Médio. Muitos estudantes que já tem 18 anos completos e não concluíram o período escolar ainda intencionam obter um certificado de conclusão de ensino médio através do ENEM. Mas ainda é possível requerer este documento?

Saiba se você pode solicitar o benefício ou não lendo as informações a seguir:

Antes, os alunos que já tinham 18 anos completos até o dia da realização da prova do ENEM e tinham conseguido alcançar 450 pontos em todas as modalidades do exame, podiam solicitar um diploma que substituía a conclusão do ensino médio, mas desde 2017 isto não é mais permitido.

A opção mais viável para quem desejar concluir em pouco tempo seu ensino escolar, é realizar a prova do Encceja. Não conhece o exame? Saiba mais a seguir:

O que é o Encceja?

Para os alunos que desejam obter um certificado que comprove a conclusão do ensino escolar, existe o Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos é uma inciativa do Ministério da Educação (MEC) que proporciona um diploma do ensino fundamental e médio através da realização de uma prova.

Quem pode se inscrever para realizar a prova?

A intenção de realizar o Encceja é de acelerar o processo de finalização da escola para alunos que acabaram perdendo muito tempo e não ocasionar na desistência do ensino médio por parte dos estudantes, por isso, há alguns requisitos para participar da prova.

  • Para os alunos do ensino fundamental, é preciso ter 15 anos completos até o dia da realização do exame;
  • Para os alunos do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos até o dia da realização do exame.

Se você já realizou a prova, esteja atento à divulgação do gabarito Encceja 2021.

Como se inscrever?

Se inscrever no Encceja é simples e totalmente gratuito! Quando abrir o período de inscrição, você deverá acessar o portal do Sistema de Inscrições, o INEP, e clicar na palavra “Encceja”. Depois, vá até a página do participante e preencha com seus dados pessoais. No próprio portal, você receberá um cartão de confirmação da inscrição e informações sobre a prova, como data e local.

Não esqueça de confirmar a sua inscrição. No dia da avaliação, você deverá levar um documento de identificação, tal como o RG, o passaporte, o certificado de reservista, a carteira nacional de habilitação, entre outros. Se informe mais no site.

Está em busca de emprego? Correios oferece novas oportunidades

Um dos concursos previstos para 2022 pelos concurseiros está muito perto de ser autorizado.

Representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se reuniram com diretores dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios de várias regiões do Brasil. Na pauta da reunião estava a necessidade da abertura, o mais rápido possível, do Concurso Correios 2022.

Um dos diretores argumentou que “entre os anos de 2013 e 2014, por meio do processo de demissão voluntária, a ECT demitiu cerca de sete mil funcionários em todo o país. Essas vagas ainda não foram preenchidas, pois o último concurso ocorreu em 2011”.

Todos os presentes à reunião concordaram que o mais viável é a abertura imediata do concurso público, pois só assim será possível a reposição das vagas oriundas do desligamento voluntário e das rescisões de contrato de trabalho dos funcionários terceirizados.

Somente a realização do Concurso Correios 2022 e a nomeação dos aprovados poderá trazer o retorno da qualidade dos serviços prestados pelos Correios, pois já foi constatado que a sobrecarga de trabalho por falta de funcionários tem prejudicado não só os trabalhadores, como também a toda população que utiliza dos seus serviços.

Informações da própria ECT confirmam dados dos sindicatos que relatam que a carência do Órgão é de vinte mil servidores, só na área operacional, que compreende os cargos de Carteiro e Operador de triagem e Transbordo.  Diante dessa informação, o mais provável é que o Edital do Concurso Correios 2022 seja publicado no início do mês de fevereiro.

O Concurso Correios 2022 com toda certeza será, como todos os outros concursos anteriores, muito concorrido, pois apesar de não ser um órgão com os maiores salários, os Correios oferecem estabilidade no emprego e excelentes benefícios. Entre os benefícios oferecidos estão o vale alimentação, vale transporte, possibilidade de adesão ao plano de previdência complementar e ajuda de custo para planos de saúde médico e odontológico.

Os cargos oferecidos no Concurso Correios 2022 serão os de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo. Ambos os cargos exigem Ensino Médio Completo. A remuneração mensal para o cargo de Carteiro é de R$ 2.885,37. Já para o cargo de Operador de Triagem e Transbordo, a remuneração mensal é R$ 2.348,87.

Inscrições e Vagas Correios

A princípio, falava-se que seriam disponibilizadas 2.000 vagas, mas até a publicação do Edital esse número deve ser bem maior.

É de vital importância que o candidato inicie a sua preparação com antecedência, mesmo antes da publicação do Edital. A maneira mais prática de iniciar os seus estudos para concursos que não têm ainda o seu edital publicado é utilizar como parâmetro o Edital do concurso anterior. Isso evita perda de tempo estudando conteúdos que não serão cobrados na prova.

O último concurso dos correios ocorreu em 2011. Na época, o conteúdo programático cobrado constou de Língua Portuguesa, Matemática e Informática. O processo seletivo foi dividido em duas fases. Na primeira fase os candidatos foram submetidos à prova objetiva. Na segunda fase, os candidatos aprovados na primeira fase passaram por testes de esforço físico e exame médico admissional.

Oportunidade de bolsas de estudo em Brasília DF

Se você quer estudar, mas não tem grana para pagar as mensalidades, não precisa mais se preocupar! Tudo o que você precisa fazer é conhecer o Programa Educa Mais Brasil. Você vai descobrir como ele pode te ajudar a realizar o seu sonho de concluir seus estudos, ou aprimorar seus conhecimentos.

O Programa Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa privada, que conta com o apoio e parceria de várias instituições de ensino de todo o Brasil. O grande objetivo do Educa Mais Brasil é garantir que cada vez mais cidadãos possam estudar, garantindo assim, a formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho. E você sabe, quanto mais qualificado você for, melhores serão suas chances de se destacar, e maior também será sua remuneração.

Bolsas Educa Mais Brasil em Brasília DF 2021

Se você mora em Brasília, ou em outra cidade do Distrito Federal, o Educa Mais Brasil está cheio de oportunidades em todos os níveis de ensino para você! São bolsas de até 70% do valor da mensalidade. É a sua grande chance de aprimorar sua formação!

Para garantir sua bolsa você deve preencher alguns critérios que podem ser encontrados neste link.

Veja o passo-a-passo para conseguir sua bolsa e começar seus estudos o quanto antes, acessando este link.

Cursos em Brasília DF

Você pode conferir todos os cursos disponíveis para Brasília, Distrito Federal, fazendo a sua inscrição e selecionando o curso e a instituição de ensino de sua preferência, após selecionar a modalidade de curso que você deseja fazer.

São muitas opções de cursos e de instituições de ensino também, então fique atento e pesquise bem todas as suas opções. Você poderá escolher até três opções para concorrer a uma bolsa, por vez. Marque os cursos desejados em ordem de preferência.

Inscrições Educa Mais Brasil em Brasília DF 2021

As inscrições Educa Mais Brasil são gratuitas e o programa oferece bolsas de estudo nas modalidades:

Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, Educação de Jovens e Adultos, Pré-Vestibular/ ENEM.

Ou seja, são oportunidades em todos os níveis de ensino! E você não pode ficar de fora! Acesse o site e inscreva-se agora mesmo!

Ao se inscrever, você terá acesso ao Portal do Aluno no site do Educa Mais Brasil, e poderá verificar o andamento do seu processo. Basta acessar o site entrando com o login e a senha que você cadastrou no momento da sua inscrição.

Após fazer sua inscrição, você deverá aguardar que a Central de Atendimento em 4007 2020 entre em contato com você para confirmar sua aprovação.

Vantagens e desvantagens de pagar impostos à vista ou parcelado

Início de ano é difícil para todo mundo. Depois de aproveitar as festas de natal e réveillon é hora de pagar as contas de tudo que foi gasto, além de ter que pagar uma série de impostos que chegam neste período, como o IPVA que já está disponível para pagamento em todos os estados.

O IPVA 2022 São Paulo pode ser pago à vista ou parcelado em até 3 vezes. Claro que o pagamento da cota única é mais vantajoso, pois além de você ficar livre de uma vez por todas de mais uma despesa, contará com um bom desconto!

E até quem tem dinheiro na poupança ou outro tipo de aplicação deve fazer as contas, pois o desconto oferecido para quem efetuar o pagamento do IPVA à vista é bem superior do que qualquer rendimento pode oferecer atualmente, então avalie bem o que você irá ganhar em sua aplicação e o desconto do IPVA 2022 oferecido em seu estado para você poder definir o que é mais vantajoso.

Acontece que muitas pessoas não fizeram planejamento dos gastos e agora com as contas acumuladas enfrenta grande dificuldade para manter os pagamentos em dia. E se este é o seu caso, a melhor coisa a se fazer é organizar-se o quanto antes, para não complicar ainda mais a situação.

Pagar o IPVA 2022 à vista, sem dúvida alguma é melhor, mas esta não é uma regra geral, cada caso deve ser analisado separadamente. Se você tem o controle de suas contas e está com os pagamentos em dia e tem condições de pagar o IPVA 2022 à vista, então é melhor optar por esta forma de pagamento e garantir o desconto oferecido.

Porém, quem tem várias contas a serem pagas, é melhor parcelar o IPVA, assim irá poder contar com uma quantia a mais para socorrer as outras despesas.

“Planejar” é a palavra chave para tomar a decisão certa! Anote tudo que você terá que pagar em janeiro e também nos próximos meses. Se perceber que o valor das contas supera a sua renda, então é melhor ligar o sinal de alerta. Com o parcelamento do IPVA, sobre um pouco mais e assim você poderá ter de onde tirar dinheiro para socorrer outras contas que precisam ser pagas urgentemente.

Agência dos Correios seleciona novos profissionais a equipe

Prova ou Teste é sem dúvidas uma das etapas mais tensas num concurso público. Desde quando entramos na escola, nos deparamos com alguma prova ou teste que avalia o nosso aprendizado durante algum período para alguma matéria escolar. A Prova também é aplicada fora da escola, assim como numa entrevista de empregos ou num concurso público. De fato, a Prova do concurso Correios não será fácil, mas também não exigirá tanto conhecimento assim, pois se a prova fosse aplicada nesse caráter, somente os experts iriam se inscrever no concurso.

Ok, tudo bem. Mas o que haverá na prova do concurso Correios 2021 e como ficar na frente dos candidatos concorrentes de modo que possa ter mais chances de passar? Vejamos.

Prova Concurso Correios

Antes de falar da prova, é preciso ler e estudar o edital concurso Correios 2021. Feito isso, é preciso levar em conta o nível de dificuldade da prova, estando assim muito bem preparado. A prova do concurso Correios 2020 pode abranger diversas áreas, mas dentre as mais comuns estão: Português (Gramática e interpretação de texto) matemática aplicada a aspectos financeiros, Língua inglesa e informática.

No mais, é preciso estar preparado para esses mesmos assuntos ditos acima estarem num nível acima do que vem sido realizado nas provas dos concursos anteriores. Isso é lógica. Por exemplo, você pode levar em conta que para os candidatos de nível médio do último concurso, foram designadas 60 questões na Prova. Divididas em:

  • 20 Questões sobre Língua Portuguesa
  • 20 Questões sobre Matemática
  • 20 Questões sobre Informática

Como Passar no Concurso Correios

Para estar na frente de seus concorrentes e ter mais chances de ser aprovado no concurso dos correios é preciso usar de lógica simples; estudar. Mas não é simplesmente estudar as matérias que foram citadas no parágrafo anterior. Você precisa manter o foco e conseguir materiais adequados para cada concurso.

Por exemplo, você pode pedir emprestado a um amigo aquele material de estudo que ele comprou para fazer o concurso anterior. Isso ajudará você bastante se caso não conseguir comprar um bom material. Outra dica bastante interessante é você pagar um cursinho, mas não faça apenas pelo valor. Nem sempre um cursinho preparatório caro é bom, e vice-versa.

Estudar de forma convencional também é importante, mas o que muitas pessoas não dão atenção é como elas podem se destacar frente a seus concorrentes. Focar no estudo é essencial, além disso é preciso também ter rigor e não interromper seus estudos.

Faça sua inscrição concurso Correios 2020 e boa prova!

Requisitos de participação para bolsas de estudos no ensino superior

Todo programa do governo é necessário alguns requisitos para poder participar e o ProUni inscrição não é diferente. Podem participar os estudantes brasileiros que atendam a pelo menos a uma das condições a seguir:

  1. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  2. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  3. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente e, escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  4. Possuir alguma deficiência;
  5. Ser professor da rede pública de ensino.

O processo de seleção do Prouni funciona por duas fases, o processo regular e o processo de ocupação das bolsas remanescentes. No processo regular só poderá se candidatar ao programa o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado e tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do exame e tenha uma nota acima de zero na redação.

Pois os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, que são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

Inscrição para o Prouni

Por ano são realizados dois processos seletivos do ProUNI, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre, em ambos as inscrições são gratuitas e efetuadas pela internet através da página do programa.

Ao realizar sua inscrição Prouni 2022, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, em alguns cursos são exigidos requisitos específicos para matricula, por isso é necessário bastante atenção ao escolher dentre as opções de curso no momento da inscrição para o Prouni, pois caso a matricula não seja possível em função da falta de compatibilidades com os requisitos, o candidato perderá o direito a bolsa.

É possível está tentando participar do ProUni em dois semestres do ano, caso não consiga no primeiro semestre há uma oportunidade no próximo. Para realizar sua inscrição para o Prouni 2019 você terá que seguir alguns passos citados logo abaixo:

Passo 01. Acesse o site do ProUni através do endereço: www.siteprouni.mec.gov.br;

Passo 02. Será necessário informar apenas o CPF, o número de inscrição do Enem do ano correspondente e a senha do mesmo;

Passo 03. Caso não se recorde da senha ou número de inscrição você poderá recuperar através da página do Enem;

Passo 04. Após esse processo, será disponibilizado as universidades disponíveis e cada curso, basta você escolher o que for do seu interesse de participar da seleção;

Passo 05. O candidato poderá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis.

Depois de fazer a escolha da modalidade de bolsa, instituição e os cursos sendo encerrado as inscrições, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo considerada pelo programa a média aritmética das redações e de conhecimentos gerais, daí será gerada a listagem dos estudantes pré-selecionados em cada curso relacionado a cada instituição.

Com o resultado da primeira chamada sendo divulgado os estudantes que foram pré-selecionados deverão comparecer as instituições com a posse dos documentos que forem solicitados na sua ficha.

Quem não for selecionado logo na primeira instancia terá a segunda chamada logo após o processo desse primeiro ser finalizado. Ao final dessas duas etapas o candidato não selecionado em nenhuma delas poderá optar por participar da lista de espera do Prouni.

Conclusão

São mais de 1 milhão de pessoas sendo beneficiadas nesses últimos anos, e nos próximos anos estima-se que esse número irá aumentar. E isso pode significar bastante para o Brasil, pois através do ProUni ocorre o aumento da quantidade de pessoas com ensino superior, sendo assim existirá mais pessoas com qualificação no país. Isso além de gerar qualidade de serviço faz com que o Brasil seja visto como mais desenvolvido, através do número de pessoas escolarizadas.

O programa continua beneficiando inúmeras pessoas e como vimos participar do processo seletivo de inscrição ProUni não é difícil, mas para conseguir uma bolsa é bastante concorrido e para isso é preciso se preparar o quanto antes para obter uma nota razoável e conseguir a vaga no curso de sua preferência.

Esperamos ter ajudado você através desse artigo tirando dúvidas sobre a inscrição para o ProUni 2019, caso ficou alguma dúvida pendente, pode deixar no comentário que assim que possível iremos te dá um retorno. Boa Sorte!

Simulador da Prova DETRAN MG

A prova teórica da CNH pode ser um pouco complicada, por isto é importante o candidato se preparar para o simulado DETRAN MG. Na prova original é preciso acertar 21 questões no período de quarenta minutos. Para se sair bem no dia, veja mais detalhe sobre o simulado DETRAN MG.

Com o conhecimento é possível que ele encontre facilidade ao responder as questões.

Em todo caso o aluno precisa estudar para conseguir acertar 70% da prova.

Se você irá tirar a carteira de habilitação, futuramente tem a intenção de adquirir um veículo, mas para isso, é preciso que você tenha consciência de todos os impostos que devem ser pagos, com o Seguro Obrigatório DPVAT 2022, Licenciamento e IPVA.

Como tirar carteira de habilitação

Para a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação é preciso que os candidatos estejam aptos para os exames de avaliação.

➜ Conheça também os critérios do:

No entanto, a primeira habilitação só é concedida nas categorias: “A”, “B”, “ACC”, “AB” e “ACCB”.

Para fazer o pedido é preciso estar dentro dos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir carteira de identidade ou equivalente;
  • Possuir CPF próprio.

Além disso, a documentação exigida é:

  • Original e cópia do documento de identificação;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Original do Duda pago.

Após o candidato vai fazer o exame médico, psicológico, a prova teórica de trânsito e a prova de direção.

Como é o simulado?

Através da prova eletrônica teste os candidatos tem conhecimento de como funciona o exame de Habilitação de Condutores.

Nesta prova o candidato irá precisar fazer um teste teórico de 30 questões.

Este teste possui conteúdos de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica cidadania e meio ambiente.

Normalmente a autoescola, possui aulas teóricas de 45 horas do curso para que o aluno se prepare para o exame.

Depois da conclusão o mesmo recebe um certificado de conclusão e poderá marcar sua prova teórica.

No entanto, se o aluno ainda não está preparado, com o simulado teste é possível treinar seus conhecimentos e ir bem no dia do exame.

Como fazer simulado do DETRAN Minas Gerais

O aluno pode fazer o simulado DETRAN MG pelo site oficial de Minas Gerais. No site do DETRAN o candidato tem uma página na qual permite simular a prova eletrônica.

Todas as questões são geradas por sorteio aleatório, portanto, todas estão na base do banco de dados do órgão. Desta forma, não precisa se preocupar, pois todo o conteúdo é original.

Assim como na prova, o candidato precisar acertar 21 das questões das 30 disponíveis, portanto, ele deve ter uma porcentagem de acerto de 70%.

Para iniciar o seu teste, veja a seguir como funciona:

  • Para começar o simulado o candidato deve entrar aqui, no site do órgão.
  • Depois o usuário irá poder baixar a prova para fazer no seu computador.
  • O indicado é clicar no link acima, aceitar o download e salvar o arquivo.
  • Depois do download, abra o arquivo com programa do tipo “zip” ou “rar”.
  • Faça a instalação por meio da extensão “exe”.
  • Depois de terminar, o usuário pode iniciar o simulador de prova eletrônica.